
Os pacotes de filmes devem perder espaço na programação das emissoras abertas. Alvos da alta concorrência da TV paga, da pirataria e dos serviços de vídeo sob demanda, sessões de filmes da Globo, da Record e do SBT perderam quase a metade de seu público na última década.
Em 2006, a média da “Tela Quente” da Globo era de 34,1 pontos. A sessão de filme da segunda-feira acumula média de 19,8 pontos neste ano. Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande SP.
Mas a sessão pronta para sair da grade da Globo é a “Sessão da Tarde”. A faixa vespertina do canal é a que mais perdeu telespectadores nos últimos dez anos.
De acordo com o jornal Folha de São Paulo, é cada vez maior a ideia, na Globo, para o fim das combinações “Vídeo Show”, “Vale a Pena Ver de Novo” e “Sessão da Tarde”.
Além de alterar o “Vídeo Show”, que a partir de novembro terá Zeca Camargo no comando, a Globo estuda tirar a “Sessão Tarde” do ar. Ao ser perguntada, a emissora não nega veemente e diz que “analisa sua grade de forma permanente”.
Conforme já foi noticiado aqui no SE LIGA VB, um outro horário de reprises de novelas e uma atração ao vivo são cotados para a faixa.

O canal, que tem contratos com as distribuidoras Fox, Disney, Paramount e Sony, afirma que os filmes representam hoje 10% de sua programação e atribui a queda de audiência ao aumento de renda das famílias brasileiras, o que permite mais idas ao cinema e acesso a serviços pagos que oferecem filmes.
Outro que pode deixar as produções norte-americanas de lado é o SBT. Dono de um dos melhores pacotes entre os canais abertos, pretende não renovar o contrato de exclusividade dos filmes e desenhos da Warner Bros. Silvio Santos, que tem contrato com a produtora há 14 anos, já negocia um pacote mais em conta e menor. A Warner quer R$ 40 milhões anuais pelo seu conteúdo, que alimenta as principais sessões de filmes do SBT. Dele é que vem a série de longas do Harry Potter. Não há mágica que salve a audiência dos filmes. O SBT viu seu “Cine Espetacular” passar de 11,7 pontos em 2006 para 6,7 em 2013.
Nem o investimento pesado em blockbusters como “Avatar” salvou o ibope da Record. O ”Tela Máxima” marcou uma média de 10 pontos em 2006. Neste ano, está na casa dos 5,6.
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