quarta-feira, 16 de abril de 2014

Assista a possível vinheta da Copa do Mundo FIFA 2014

Tadeu-Schmidt_Renata-Vasconcelos_Fantástico3
“CPI do Fantástico” deverá terminar em pizza
(Foto: TV Globo/ Estevam Avellar)
Conforme noticiamos aqui, a Globo abriu investigações para apurar o vazamento de um vídeo na internet no dia 04, com imagens do novo “Fantástico”, que estreia no dia 27.
Após uma apuração inicial interna, com a ajuda da equipe da tecnologia da informação (TI) da emissora, a direção do canal já sabe como as imagens vazaram: alguém disponibilizou uma senha de acesso ao conteúdo do programa. De acordo com produtores do “Fantástico”, apenas alguns diretores da Globo tinham acesso a essa senha.
Com um clima de terror nos bastidores da emissora, com jornalistas e técnicos sentindo-se ameaçados de demissão, a “CPI” do Fantástico está sendo conduzida pelo diretor de tecnologia da informação, Carlos Safini. As apurações estão concentradas em duas linhas: a) vazamento por alguém da equipe editorial do Fantástico, que tinha acesso à senha do vídeo no sistema de troca de arquivos da emissora; b) vazamento por alguém da área de tecnologia, que pode ter usado uma senha de administrador para acessar o sistema.
Apesar do certo clima de terror que se instaurou nos bastidores, funcionários mais graduados da Globo já apontam que a CPI deverá terminar em pizza. Pelo que já foi apurado até o momento, vai ser difícil apontar com certeza o autor do vazamento. E por isso é pouco provável que alguém seja demitido ou sofra qualquer tipo de punição. Como tudo indica que o vazamento foi de alguém que tinha senha de acesso, essa pessoa pode ter simplesmente dado um “play” e gravado tudo com um programa simples de captura de vídeos.
Alguns profissionais podem até ficar com sendo fortes suspeitos, mas a Globo não deverá se arriscar a acusar ninguém formalmente sem ter provas, a não ser que por algum motivo haja uma reviravolta nas investigações. O risco de tomar um processo judicial e ser desmoralizada é grande. A tendência é deixar o assunto morrer devagar.
No último dia 4, um grupo de “jovens adoradores” de televisão, que integram o grupo AbsurdaTV, transmitiu em um canal de streaming da Justin.TV o piloto do novo Fantástico, desvendando o resultado de dois anos de trabalho, que só será mostrado ao público no dia 27.
O novo Fantástico será apresentado de uma redação-cenário, que terá um minipalco, sofás, telões e um “auditório” improvisado de jornalistas. A redação-cenário foi inaugurada anteontem (14), com a presença de jornalistas e artistas da Globo e show de Gilberto Gil.
Com informações do jornalista Daniel Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário